UM RETRATO DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO BRASIL VOL. 1 E 2

Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: relatos de pesquisas e experiências – Volume 1.
Rio de Janeiro: Quatro Pontos/FINEP, 336 p.
ISBN 978-85- 61114-00- 8.
Nunes, Leila Regina Oliveira de Paula; Pelosi, Miryam Bonadiu e Gomes, Márcia Regina (Organizadoras) (2007)

Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: relatos de pesquisas e experiências – Volume II.

​Rio de Janeiro: Quatro Pontos/FINEP, 322 p.
ISBN 978-85- 61114-01- 5.
Nunes, Leila Regina Oliveira de Paula;

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Volume 1

Apresentação | 08
1. Um breve histórico da pesquisa em comunicação alternativa na UERJ | 11
2. Componentes não verbais como habilidades suplementares à comunicação verbal: Um
programa de intervenção com adultos de�icientes mentais | 29
3. A visão das educadoras sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede
de ensino do município do Rio de Janeiro | 44
4. O trabalho da terapia ocupacional na comunicação alternativa e ampliada com idosos
com disfunção neuromotora | 52
5. O menino guerreiro no mundo da comunicação alternativa | 59
6. Habilidades expressivas de alunos não-falantes no reconto de histórias | 72
7. Comunicação suplementar e/ou alternativa no contexto da música: procedimentos para
favorecer o processo de aprendizagem de alunos de classes especiais | 87
8. O Uso de Sistema Comunicação Alternativo em Criança Autista: A Família Como Agente
de Intervenção | 95
9. Uso de comunicação alternativa para a reabilitação de afásico: relato de caso | 115
10. Desenvolvimento de protocolos para avaliação de habilidades comunicativas de alunos
nãofalantes: Aspectos metodológicos | 131
11. Habilidades comunicativas utilizadas por um grupo de alunos não falantes usuários de
recursos de comunicação alternativa e suplementar durante atividade de jogo | 147
12. Elaboração de questionário para identi�icar percepções de professores em
comunicação alternativa | 154
13. A introdução do uso da comunicação suplementar e/ou alternativa com criança autista
através de seus próprios registros gráficos | 173
14. Habilidades expressivas de um aluno não falante com diferentes interlocutores | 179
15. A Implementação de um sistema de comunicação alternativa para criança com
deficiência mental severa | 187
16. Avaliação cognitiva assistida em crianças na situação de intervenção com sistemas
de CAA | 194
Índice
UM RETRATO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO BRASIL | VOLUME I 7
17. Desafios na formação de professores para a educação de crianças e jovens surdocegos
e aqueles com deficiências múltiplas | 209
18. Comunicação alternativa e autismo: isto dá samba? | 219
19. Efeitos da comunicação alternativa em alunos com deficiência múltipla em ambiente
escolar | 235
20. Aplicação do programa de comunicação alternativa e ampliada no contexto familiar de
pessoas com autismo | 252
21. O ensino da comunicação para alunas com surdocegueira | 269
22. Um programa para o ensino da leitura e escrita para o aluno com surdocegueira | 279
23. Relato de caso sobre a intervenção educacional ao portador de surdocegueira por
síndrome da rubéola congênita | 295
24. O trabalho da comunicação alternativa na APAE de Niterói: Uma estratégia de formação
em serviço | 301
25. Adaptação de livros de histórias – recurso de imersão em símbolos | 315
26. Histórico da implantação do serviço de comunicação alternativa na fundação
catarinense de educação especial | 321
27. Construção de histórias pelos símbolos gráficos do PCS por um aluno com paralisia
cerebral | 337
28. Comunicação alternativa e suplementar no atendimento do aluno com de�iciência
múltipla | 354
29. Comunicação e inclusão através da dança sobre rodas | 359
30. A mediação fonoaudiológica na interlocução entre pais e �ilhos com di�iculdade de
linguagem e comunicação | 371
31. Paralisia cerebral: produções de uma criança introduzida ao Bliss e à escrita
alfabética | 386
32. A família no trabalho de indicação e desenvolvimento do uso de CSA: Caso clínico | 406
33. O desenvolvimento da linguagem e a construção de significados em crianças
com autismo | 413
34. Aplicação de procedimentos de comunicação alternativa em escola especial para individuo
com paralisia cerebral não falante: Estudo de caso | 425

Volume 2

Apresentação | 08
1. Como o sistema Bliss de comunicação foi introduzido no Brasil | 11
2. What is the functional/Natural curriculum of Centro Ann Sullivan del Peru – CASP?| 43
3. Teaching Communication in the Functional/Natural Curriculum of Centro Ann Sullivan Del
Perú – Casp | 51
4. Functional/natural curriculum for life de�inition and historical development | 53
5. Comunicação Alternativa: recursos e procedimentos utilizados nos projetos temáticos
de classes especiais | 60
6. Minha Inspiração | 66
7. O Processo de Alfabetização de Bianor | 79
8. A “Agenda Interativa” criando sentido e desenvolvendo comunicação:
a transdisciplinariedade | 93
9. O uso do “software desenvolve” através de tecnologia de baixo custo | 107
10. Relação tátil-visual com jovens surdos | 119
11. Estudo de caso sobre adaptações curriculares em uma classe regular | 126
12. Comunicação Segundo o Conceito Castillo Morales: um estudo de caso | 141
13. Comunicação para Todos – em busca da inclusão social e escolar |148
14. Afasia e Comunicação Alternativa – revisão da literatura | 156
15. A Difícil Arte de Se Comunicar com Pessoas |162
16. Vencendo as Barreiras da Comunicação | 171
17. A Alfabetização de Usuários de CAA Utilizando o Computador:
relato de experiência | 178
18. O Desenvolvimento da Leitura e da Escrita com o Auxílio da Informática Educativa Aplicada
a Alunos com Necessidades Educativas Especiais | 194
19. A Comunicação Alternativa como um Meio de Independência . | 200
20. Estudo de Casos de Crianças e Adolescentes com Paralisia Cerebral e Usuários de Comunica-
ção Suplementar Alternativa | 207
Índice
UM RETRATO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO BRASIL | VOLUME II 7
21. Escrita Criativa com Símbolos | 214
22. Ferramentas de Comunicação Aumentativa e Alternativa: escrevendo com símbolos e
Intercomm | 231
23. Construir Textos Orais e Escritos com Alunos com Dificuldades Motoras Graves Inseridos
no Ensino Público – um desafio |246
24. Sistemas Alternativos de Comunicação Utilizados com Surdocegos | 253
25. Ampliando Horizontes: de Escritora à Contadora de Histórias |263
26. A Comunicação Suplementar e Alternativa: um recurso terapêutico com sujeitos
afásicos | 273
27. A Transdisciplinaridade na Avaliação e Elaboração de uma Proposta Terapêutica em
uma Criança com Kernicterus | 288
28. O Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro como Centro de Referência na Área da
Comunicação Alternativa | 295
29. Abordagem Transdisciplinar na Comunicação: evolução de um caso clínico |301
30. CAA um Caminho para Inclusão | 309
31. O Aspecto Pragmático da Linguagem com Uso da CAA: estudo de um caso clínico|319
32. Viabilização da CSA no Atendimento Fisioterápico | 326
33. O Discurso Familiar Sobre o Sujeito Não Falante | 337
34. Speaking Dynamically Pro: recurso para comunicação efetiva e atividades educacionais,
por meio do computador | 343
35. A Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA como instrumento facilitador em ofici-
nas de terapia ocupacional e psicopedagogia | 353
36. Vivendo Experiências Comunicativas com Crianças Surdocegas | 366
37. Aplicação da Caracterização da Linguagem no Processo de Indicação de Uso de CSA | 372
38. Ferramentas de Comunicação Aumentativa e Alternativa: invento | 376
39. Acessibilidade e Desenho Universal | 382

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