COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUMENTATIVA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: IMPACTOS DA COMUNICAÇÃO

PEREIRA, Erika T. ; MONTENEGRO, Ana Cristina de A. ; ROSAL, Angélica Galindo C. ; WALTER, C. C. de F . Comunicação alternativa e aumentativa no transtorno do espectro do autismo: impactos na comunicação. CODAS, v. 32, p. 1-8, 2020.
Disponível em: 
https://www.scielo.br/j/codas/a/QxhXpZ3jckz6K3dyCdbVhXq/?lang=pt  Acesso em: 11 jun. 2021.

RESUMO

Objetivo:  Verificar os efeitos da intervenção fonoaudiológica com Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) nos atos comunicativos em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Método:   Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, com caráter longitudinal, sendo a amostra constituída por três sujeitos atendidos em uma Clínica Escola de Fonoaudiologia. Os dados primários foram obtidos a partir da observação de vídeos gravados de sessões de avaliação pré e pós intervenção da terapeuta com cada criança em atividades lúdicas, enquanto os dados secundários são advindos das entrevistas com os pais. A análise foi realizada baseada na prova de pragmática do Teste de Linguagem Infantil – ABFW, por meio observacional das gravações, com objetivo de identificar e quantificar os atos comunicativos.

Resultados:  Foi possível observar aumento de 51,47% na produção de atos comunicativos nos três sujeitos da pesquisa. Além disso, verificou-se que houve maior qualidade nos atos produzidos, com uso de componentes verbais mais presentes e diminuição dos atos que possuíam funções não-interpessoais, tais como os atos gestuais e vocais. Sendo assim, constatou-se uma evolução na linguagem funcional dos sujeitos.

Conclusão:  O uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa na clínica fonoaudiológica mostra-se promissor e eficaz no que se refere à promoção do desenvolvimento das habilidades comunicacionais do indivíduo com TEA.

Descritores: Linguagem; Fonoaudiologia; Comunicação; Autismo; Criança

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