Muitos profissionais perguntam sobre o processo de avaliação do RELATA e como essa ferramenta pode ajudar seus pacientes ou alunos. O acompanhamento com o RELATA oferece diversas vantagens, pois é uma ferramenta de aplicação ampla que aponta diferentes caminhos para entender e avaliar a comunicação. O objetivo é facilitar a análise dos profissionais que trabalham com pessoas com necessidades complexas de comunicação (NCC), especialmente na seleção de métodos e abordagens para suas práticas.

Uma coisa é certa: trata-se de um sistema organizado e bem estruturado, que contribui para o sucesso dos profissionais envolvidos no atendimento especializado de pessoas com NCC. Utilizar essa ferramenta, além de melhorar a relação entre paciente/estudante, família e equipe, permitirá que os profissionais atendam a mais crianças e jovens, além de abrir novas possibilidades de intervenção.

MONTE O SEU PERFIL PROFISSIONAL

Clique abaixo para assinar um pacote de usuário e criar o seu perfil profissional. Seu perfil será compartilhado na página de Recursos Existentes, o que permitirá que as famílias te encontrem. Elas poderão entrar em contato diretamente para iniciar um acompanhamento em conjunto.

CRIE O PERFIL DO SEU PACIENTE

Após o contato direto com os pais ou demais cuidadores, crie o perfil do paciente ou aluno. Nessa página, você e os convidados poderão adicionar laudos médicos, resultados de exames, além de fotos e vídeos da evolução da comunicação.

CRIE GRUPOS DE ACOMPANHAMENTO ATRAVÉS DO NOSSO CHAT

Nesse grupo de chat, todos os envolvidos poderão discutir sobre a comunicação do paciente ou aluno, além de discutirem sobre as estratégias a serem utilizadas em casa. O profissional orientará o grupo ao compartilhar os relatórios das avaliações e fornecer insights sobre a evolução da comunicação. 

INICIE UMA AVALIAÇÃO

Ao iniciar a avaliação com um paciente, você completará etapas com dados pessoais, realizará avaliações sobre os marcos de desenvolvimento e finalizará com a avaliação pragmática. 

COMPARTILHE OS SEUS RELATÓRIOS E ORIENTAÇÕES COM PAIS E ESCOLA

Ao final da primeira avaliação, você terá acesso ao primeiro gráfico que mostrará o quadro de comunicação do paciente nesse momento. Com isso, será possível identificar as áreas que precisam ser trabalhadas e quais estratégias de acompanhamento são mais indicadas. O profissional compartilha esses relatórios com o grupo de acompanhamento, mantendo todos atualizados sobre a evolução da comunicação e agindo de forma colaborativa para ajudar no desenvolvimento. 

REPITA O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Ao final da Avaliação 2, você terá dois gráficos para comparação, o que permitirá visualizar claramente as áreas de ótimo, bom, razoável, fraco e sem desenvolvimento durante esse período. 

VERIFIQUE A EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO GRÁFICO COMPARATIVO

Ao final da avaliação 2 você irá ter 2 gráficos para comparação, ficando claro assim onde estão as àreas de ótimo, bom, razoável, fraco e nenhum desenvolvimento nesse período de tempo. 

COMPARTILHE INFORMAÇÕES IMPORTANTES COM O GRUPO DE ACOMPANHAMENTO

Compartilhe os novos relatórios com o grupo de acompanhamento e direcione as ações da família e da escola com base nos insights fornecidos pelo profissional.

CONTINUE O ACOMPANHAMENTO FREQUENTE

Repita esse processo quantas vezes for necessário para garantir um acompanhamento sólido e consistente do paciente ou aluno. O objetivo desse aplicativo e da criação desse grupo de suporte é promover a independência dos avaliados, para que tenham uma vida o mais independente e auronoma.