FONSECA, J. T. R.; SCHIRMER, C.R. Tecnologia Assistiva: aplicativos para dispositivos móveis, uma contribuição tecnológica para aprendizagem de crianças autistas. Educação e Cultura Contemporânea. , v.17, p.1 – 21, 2020.
Disponível em:
https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7039
Este estudo objetivou apresentar e discutir como os aplicativos para dispositivos móveis multifuncionais com sistema operacional Android podem colaborar para a aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa foi de caráter exploratório, realizada de agosto a novembro de 2018, utilizando como base de dados o Google Play Store. O estudo buscou inventariar e analisar os primeiros duzentos aplicativos disponíveis. Os critérios de inclusão foram: ser um aplicativo desenvolvido para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e possuir versão em português. Com isso, incluiu cinquenta e três aplicativos, divididos em categorias, considerando função e objetivo. Como resultado, apontou que dezessete (32%) foram classificados como educacionais e quinze (28%) softwares de comunicação. Os aplicativos são recursos funcionais que podem auxiliar o aluno com Transtorno do Espectro Autista durante a aprendizagem e comunicação. O estudo sugere a ampliação das pesquisas e que esses estudos possam mostrar não só a existência dos aplicativos, mas também a sua eficiência nos diversos contextos incluindo o da escola comum. Palavras-chave: Aplicativos. Inclusão. Tecnologia assistiva. Transtorno do espectro autista.
Biografia do Autor
Juliana Tavares dos Reis Fonseca, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Graduanda de Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Carolina Rizzotto Schirmer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Professora Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Educação Inclusiva e Continuada. Área de Educação Especial